top of page

ANTECIPAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL

Vou te explicar de forma descomplicada sobre Antecipação de ICMS no Simples Nacional:


A Antecipação de ICMS é um termo usado quando uma empresa que faz parte do Simples Nacional precisa pagar parte do imposto estadual (ICMS) antes de realizar suas vendas. Isso ocorre quando é realizado em compras de outros estados.


Por que Isso Acontece?


Quando uma empresa do Simples compra um produto de um estado diferente do seu, pode ser necessário antecipar parte do ICMS. Isso acontece porque cada estado tem sua própria alíquota de ICMS, e o estado de destino quer garantir que receberá parte desse imposto.



Como Funciona?


Vamos supor que você compra camisetas e está no Simples Nacional. Se você comprar camisetas de outro estado, parte do ICMS que seria pago ao seu Estado na hora da venda, você antecipa antes mesmo da venda acontecer.


Cálculo Simples:


Digamos que a alíquota de ICMS no seu estado seja 18% e você vai vender R$ 1.000 em camisetas. Você comprou de outro estado com alíquota de 12%. Você vai antecipar 6% de R $1.000 (R$60) ao estado de destino (seu estado).


Benefícios:


Apesar de parecer complicado, isso evita atrasos no pagamento do imposto, o que poderia gerar problemas.


Conclusão:


A antecipação de ICMS no Simples Nacional é uma forma de garantir que os estados recebam parte do imposto antes das vendas acontecerem.

Isso ajuda na organização financeira e no cumprimento das obrigações fiscais, mantendo seu negócio dentro da lei. Lembre-se de sempre se especializar para entender como isso se aplica ao seu caso específico.


FONTE:



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DOS TEMAS ABAIXO?



bottom of page